Desta vez estou aqui para mostrar um pouco do que um cientista da computação vai estudar e qual a utilidade de seu estudo. Claro que será apenas uma amostra, digamos que bem pequena porém, bastante relevante. A idéia é escolher 3 disciplinas do da grade e fazer uma relação com um objetivo da SBC.
Escolhi disciplinas que são muito importantes para o 2º objetivo da SBc. Espero que ao ler, vocês descubram qual é o objetivo.
A inteligência artificial dedica-se a buscar métodos que simulem a capacidade humana de pensar problemas.
Ementa: Conceitos básicos. Solução de Problemas: revisão de estratégias de busca, buscas heurísticas, comparação de estratégias, aplicação de busca em jogos. Representação do Conhecimento: construção de bases de conhecimento, uso da lógica em IA. Noções de Planejamento. Raciocínio: regras de produção, baseado em situações incertas, baseado em casos. Aprendizado de Máquina Simbólico: indução de árvores de decisão, aprendizagem não-supervisionada e aprendizagem por reforço. Aplicações de IA. Trabalho prático.
Essa disciplina está associada a um dos desafios da SBC: Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem-natureza.
Programação Orientada a Objeto, é a disciplina que lida diretamente com a computação, por isso, ela está ligada a todos os desafios sem menor dúvida, mas a que ela está melhor adequada é ao obijetivo já citado anteriormente.
A disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa trata de ensinar a trabalhar cientificamente fezendo pesquisas, é uma disciplina essencial em se tratando de um curso de Ciências e se relaciona praticamente com todos os desafios da Computação uma vez que a ciência é sinônimo de pesquisa, que não só procura por novas respostas como, principalmente, por novas perguntas.
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