domingo, 12 de abril de 2009

SBC, função e metas

Na ultima segunda feira, na aula de introdução a computação, tivemos uma palestra sobre a SBC, ministrada pelo professor Rogerio, coordenador do departamento de Sistema de Informação. A palestra foi muito proveitosa, rica, e os principais enfoques eram os congressos que vão haver este ano, sobre computação, e os Grandes Desafios da Computação de 1996-2016.
 A SBC foi fundada em 1978 onde os sócios podem ser dos mais variados tipos: Professores, pesquisadores, estudantes e os profissionais da computação.
Falou-se sobre os cinco grandes desafios da computação:
  1. Gestão da Informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos.
  2. Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócioculturais e da interação homem-natureza.
  3. Impactos para a área da computação da transição do silício para novas tecnologias.
  4. Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento.
  5. Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros,
escaláveis, persistentes e ubíquos.

O professor passou ainda duas perguntas para serem respondidas, é claro.
A primeira é sobre as graduações em computação. Ele quer saber se elas estão preparadas para formar pessoas capazes de dar conta de tais desafios. E eu acredito que elas fazem a sua parte tendo em vista o pouco investimento do governo mas que toda a dificudade pode ser revertida com a força de vontade do universitário(pesquisador) em aprender e ajudar o mundo da melhor maneira possível que pra ele seria solucionando esses cinco desafios.
a segunda pergunta foi: A que áreas do conhecimento humano diz respeito o desenvolvimento da área de Computação? E eu posso afirmar que hoje em dia tudo está ligado a computação, ou melhor, todos estão ligados através da computação. A computação é antes de mais nada um instrumento muito valioso no mundo atual. Atravez dela todos que tem acesso a tal instrumento podem se comunicar e repassar informação(experiências, pesquisas, idéias, erros para não serem repetidos) quem ajudam ao avanço do conhecimento humano em todas as áreas, em todas as direções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário